Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE O PRESIDENTE DA AOJA

    PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE O PRESIDENTE DA AOJA

    Nesta terça-feira, 03/02/2015, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador LUIS FERNANDO RIBEIRO DE CARVALHO, atendendo aos pedidos de encontro feitos pela AOJA, Sindjustiça e Sinterj, recebeu o Presidente da AOJA, Rui Martins, os Coordenadores do Sindjustiça, Alzimar Andrade, Fred Barcellos e Ramon Carrera, e o Presidente do Sinterj, Sidney Marcello.

    Disse o Presidente do TJRJ que o Estado atravessa um momento difícil, com queda de 50% na arrecadação do ICMS e sem o pagamento dos royalties devidos ao Estado. Pediu então um prazo de quatro meses para poder iniciar conversas com o Órgão Especial e Poder Executivo. Nesse período, pediu que a AOJA, Sindjustiça e Sinterj fizessem um estudo conjunto demonstrando a defasagem salarial existente entre os servidores da justiça estadual e federal, bem como com o MP.

    Ficou acertado de os sindicatos e AOJA apresentarem trabalho único. A intenção do Presidente é um aumento real parcelado. O percentual só será encontrado após os estudos e conversas com o Órgão Especial e Executivo. A AOJA sugeriu 2%, outras entidades percentual diverso e o Presidente achou viável 1,5%, mas não definiu nada, pois depende, naturalmente, do trabalho a ser feito e negociações com o Executivo.

    O Presidente também pretende melhorar as condições de trabalho dos servidores do Estado.

    O Sindicato adentrou em outras questões, como auxílio-educação e alimentação.

    O Sinterj demonstrou preocupação com 200 escrivães que não incorporaram a gratificação de chefia de cartório.

    A AOJA abordou a questão da Gratificação de Locomoção nos proventos de aposentadoria. O Presidente da AOJA, Rui Martins, sugeriu ao Presidente que a equiparação com o Judiciário Federal começasse desde logo com os Oficiais de Justiça, transformando a GL em GAE (Gratificação de Atividade Externa), de natureza remuneratória, pois tal medida não teria nenhum custo para o Tribunal, ao contrário, permitiria mais arrecadação, pois os Oficiais voltariam a contribuir com a previdência e com o IR em relação a esta verba, o que aumentaria a arrecadação do Estado e do Rioprevidência.

    Tendo em vista a oportunidade, houve menção à indenização de transporte e de que questões específicas dos Oficiais e sem aumento de custos poderiam ser abordadas em projetos distintos.

    Tendo em vista a diversidade de pauta, a AOJA pretende apresentar e conversar com os Juízes auxiliares sobre alguns pontos específicos, com a necessidade de carro e motorista do TJRJ nos plantões regionais.

    A AOJA saiu satisfeita do encontro e pretende, conforme já acertado, trabalhar em conjunto com o Sindjustiça e Sinterj nas questões que envolvam a categoria como um todo, repetindo a parceria realizada com o Sindjutiça nos três últimos anos.

    O momento é de união das entidades em torno do Presidente e nós da AOJA cumpriremos com nossa parte.

    O próximo passo é um encontro com a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Maria Augusta Vaz, pois temos algumas propostas que podem otimizar o cumprimento de mandados.

    Diretoria da AOJA

    Crédito da foto: Luis Henrique Vicent.

    • Publicações653
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tribunal-de-justica-recebe-o-presidente-da-aoja/164965250

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)