Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Corregedora-Geral: O maior desafio será diminuir o tempo do processo no primeiro grau

    Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa do TJ

    Primeira mulher a ocupar a Corregedoria do TJRJ, a desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo assume mais um desafio em sua carreira: atuar na administração do Poder Judiciário fluminense à frente da Corregedoria Geral da Justiça.

    A desembargadora é pós-graduada e mestre em Direito, lecionou em universidades e na Escola da Magistratura - Emerj, foi promotora de justiça do Estado do Rio de Janeiro e ingressou na magistratura em 1982. Integrou o Conselho da Magistratura no biênio de 2005/2006. Foi presidente da Primeira Câmara Cível desde fevereiro de 2008. Em agosto de 2009, passou a compor o Órgão Especial.

    Na entrevista abaixo, a corregedora fala sobre planos futuros, papel da Corregedoria, aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e mais.

    Qual a importância da atuação da Corregedoria para o Tribunal de Justiça?

    A Corregedoria Geral da Justiça é o órgão da Administração do Tribunal de Justiça responsável pelo planejamento, supervisão, coordenação, orientação, disciplina e fiscalização das atividades administrativas e funcionais da primeira instância do Poder Judiciário e dos Serviços Notariais e Registrais. Isso significa que possui uma missão fundamental para a Administração e para os jurisdicionados, uma vez que orienta, fiscaliza e adequa a atuação da primeira instância, incluindo os serviços extrajudiciais, como os cartórios notariais e registrais.

    Por conseguinte, visa assegurar aos cidadãos e àqueles que trabalham no Tribunal condições ideais para o adequado exercício da jurisdição. Há de se destacar, também, o papel fundamental da CGJ em relação aos projetos especiais que vêm sendo desenvolvidos ao longo das administrações passadas, no sentido de conferir maior inserção social, mediante valorização e propagação da cidadania, como se dá com o Programa de Erradicação do Sub-registro, bem como os casamentos coletivos, inclusive homoafetivos, de conciliação e mediação, entre outros.

    Já existe um modelo de gestão a ser implantado para os próximos dois anos na Corregedoria do TJRJ? Quais serão as prioridades? E os maiores desafios?

    Está sendo confeccionado um plano de trabalho com as metas que se pretendem atingir, priorizando as ações que vão otimizar o processamento no primeiro grau de jurisdição.

    O maior desafio será diminuir o tempo do processo no primeiro grau, de forma a entregar uma prestação jurisdicional final em prazo razoável, bem como complementar a informatização na 1ª instância.

    Quais os pontos chaves para a função de orientar e fiscalizar a 1ª Instância?

    A perspectiva que se deve ter em mente é o funcionamento orgânico e sistêmico do Tribunal de Justiça. Nem sempre os problemas são materiais. Há grande descontentamento das partes, dos advogados, dos servidores e dos magistrados. É preciso estar atento a todos esses reclamos. Assim, a fiscalização terá como pedra de toque o reconhecimento dos problemas existentes, para que metas possam ser traçadas a fim de orientar e qualificar a gestão e funcionamento da serventia.

    Presidência e Corregedoria devem atuar juntas? Ou a autonomia de cada uma é necessária?

    Presidência e Corregedoria possuem diferentes atribuições, que devem ser respeitadas, mas é certo que atuando em conjunto terão maiores chances de alcançar os objetivos e metas. E é justamente isso que se pretende nesta gestão, quando os dois órgãos da Administração se encontram voltados para aparelhar o primeiro grau de jurisdição, bem como elaborar metas alternativas que levem a melhor forma da prestação jurisdicional.

    Como a Corregedoria Geral da Justiça pode contribuir para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional?

    Viabilizando o adequado funcionamento das serventias e fomentando a cultura de soluções alternativas para composição de conflitos - conciliação e mediação - de modo a encerrar brevemente o litígio, imprimindo agilidade na prestação jurisdicional, descongestionando o Judiciário.

    Com 32 anos de experiência na função de julgar lides, o que a motivou a se tornar corregedora e atuar como gestora na administração do TJRJ, se afastando da função de julgadora?

    Tantos anos no exercício da função jurisdicional criam o desejo de colocar essa experiência a serviço da administração do Tribunal, cujo exercício também compete aos magistrados. Cônscia dessa tarefa da magistratura é que assumi a Corregedoria.

    Como falar com a Corregedoria

    Email: corregedoria@tjrj.jus.br

    Protocolo: Av. Erasmo Braga, 115, Lâmina I - 7º andar - Centro - Das 11h às 18h

    Fonte: TJRJ

    • Publicações653
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedora-geral-o-maior-desafio-sera-diminuir-o-tempo-do-processo-no-primeiro-grau/165145126

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)